Seguro Viagem: tudo que precisa saber sobre esse tipo de seguro - Vaga Aqui

Seguro Viagem: tudo que precisa saber sobre esse tipo de seguro

Anúncios

O brasileiro não é muito fã de fazer seguro, mas é uma coisa super importante. Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para a Europa? Vamos começar do início. É obrigatório mesmo? Sim, é obrigatório o seguro viagem que você vai contratar, tem que cobrir até 30 mil euros em despesas médicas.

Parece muita coisa mas não é, qualquer acidente, qualquer coisa que acontecer vai te custar muito caro! A saúde na Europa é pública mas não é gratuita se acontecer alguma coisa, e você tiver que ir ao hospital, terá que pagar sim, então é uma coisa importante é obrigatório.

Anúncios

Mas quando que vão me pedir o Seguro Viagem?

O normal é pedirem na imigração, não quer dizer que o oficial é sempre obrigado a pedir, tem gente que me mandou e-mail: “mas meu primo foi e não pediram nada” Ótimo! Sorte de seu primo, pode não acontecer com você caso você não tenha, é um dos pré-requisitos para entrar na Europa, você pode ser obrigado a voltar.

Imagina que chato é uma viagem de intercâmbio, tá indo com a família pra turismo e ter que voltar por causa de uma besteira dessa, e é besteira porque é barato e já vou te falar quanto custa.

Anúncios

O Seguro Viagem é obrigatório para quais países?

Os países que fazem parte do tratado de Schengen. ” Mas eu vou contratar não vou usar”, o seguro é assim, você contrata e o seu sonho não usar o seguro, mas se você não usar é porque deu tudo certo. Ótimo mas em alguns casos é chato, principalmente pro pessoal que vai fazer intercâmbio, quanto mais tempo você passa fora, mais provável é acontecer alguma coisa indesejada, seja uma dor de barriga…

Mas pode acontecer com a galera vai para intercâmbio, principalmente na Irlanda, tem muitos brasileiros lá que economizam dinheiro bobo e depois acontece o pior, gente que faleceu fora do brasil e depois a família tem que fazer uma vaquinha online para trazer a pessoa. Com o seguro, você já tem isso incluído, então é uma dor de cabeça que você vai dar para sua família.

Claro que o seguro a gente não quer usar, mas se caso acontecer, é sempre bom estar seguro. Além de ser obrigatório, traz muitas vantagens, claro que o seguro básico é o que vão exigir, que cobre até 30 mil euros. Também tem outros seguros vários benefícios, por exemplo, proteção contra extravio de malas.

Para quem vai para Portugal ou Itália, o Brasil tem um acordo para Portugal chamado pb4, e a Itália chama CDAM, que basicamente garante que o brasileiro tenha atendimento na rede pública desses países, assim como eles também têm aqui no Brasil, ou seja, isso te cobre e isenta nesse caso, se você tem o pb4 ou CDAM, você não precisaria ter o seguro viagem, mas é apenas se você for só para Portugal e para a Itália, em outros países é obrigatório, você não vai passar por imigração, mas se acontecer alguma coisa você vai ter que desembolsar uma grana legal.

A diferença do pb4 do CDAM é que eles não são seguros, é apenas uma garantia, então se você passar mal,  você pode sim ir ao hospital e ser atendido, vai ser de graça e posso garantir que muitas vezes a consulta vai ser mais cara do que você pagaria no próprio seguro.

Como por exemplo, em Portugal uma consulta de emergência no hospital custa 20 euros, isso são quase cem reais na cotação de hoje.

Quanto custa um Seguro, então?

Bom, eu coloquei aqui um exemplo pra vocês terem uma ideia. Uma viagem de 15 dias pela Europa custa 160 reais por pessoa, um seguro completo já com alguns extras, ou seja, é um dinheiro que não vale a pena economizar é mais viável pagar 160 reais no seguro para ficar 15 dias na Europa e está coberto inclusive extravio de mala ou coisas desse tipo, do que contar por exemplo, com a saúde pública que você não conhece nada, nem onde fica o hospital.

E contratar esse serviço é muito fácil, existem três maneiras básicas contratar, a primeira é a mais tradicional, que é falar com uma corretora de seguros, mas eu não recomendo muito, porque é burocrático e vão tentar colocar seguros mais caros.

A segunda opção, é via cartão de crédito, quem tem um bom cartão de crédito costuma ter incluído, só fica de olho se realmente cobre tudo que você vai precisar, por exemplo, os 30 mil euros,  cobertura de bagagens… E depois tem o online, existem diversos comparadores por aí, sites que a principal vantagem é de fato comparar todos os seguros disponíveis, escolher e ver qual a melhor opção para você e comprar.

Depois que você escolheu e emitir, quanto tempo demora pra ter seguro na mão? Claro, é sempre bom fazer com antecedência, mas o seguro se você fizer online e pagar com cartão de crédito, em poucos minutos ele fica disponível e você já pode viajar.

Uma recomendação básica é fazer pelo menos uma semana antes, para estar tudo garantido, mas mesmo que você não tenha feito está na correria, 1 ou 2 dias antes, ou até mesmo no dia, não tem problema, desde que faça online e pague com cartão de crédito. Seguro de viagem não é brincadeira, muita gente aí com dor de cabeça séria, na Europa é obrigatório, nos Estados Unidos não, então não economize com isso.

Foto do autor
Autor Marcos

Escrito por nossos redatores especializados, trazendo notícias e análises de qualidade para mantê-lo informado.

1 comentário em “Seguro Viagem: tudo que precisa saber sobre esse tipo de seguro”

  1. I was looking through some of your content on this internet site and I conceive this web site is real instructive!
    Keep posting.Raise range

Deixe um comentário