Anúncios
Você sabe como o parcelamento do IPVA funciona? Existem aplicativos que possibilitem essa forma de pagamento? Não há como negar que, quando o assunto é IPVA parcelado, muitas dúvidas ainda surgem relacionadas a esse tipo de pagamento.
É certo que, a maioria das pessoas só conhece as formas de pagamento oferecidas pelo governo, ou seja, à vista ou em até 3x.
Anúncios
No entanto, hoje, no mercado, existem uma variedade de alternativas e modos de realizar o selamento dessas despesas. Vejamos algumas informações sobre esse tema:
O que acontece ao não pagar o IPVA?
A princípio, é importante estar ciente que o não pagamento do IPVA resulta no surgimento de juros super altos, que serão crescentes a cada dia de atraso. Assim, a cada dia, é cobrada uma taxa de 0,33% em cima do valor. Logo, caso a pendência não seja resolvida em 60 dias, a taxa será fixa de 20%.
Anúncios
Dessa maneira, corre-se o risco de ter seu nome inscrito na dívida ativa. Não só isso, sem o IPVA em dia, não é possível realizar o licenciamento do veículo, fato que, por consequência, em caso de ser pego dirigindo, sofrerá uma infração gravíssima, somando 7 pontos na carteira e uma multa de R$ 293,47.
Quais são as formas de parcelamento do IPVA?
Levando em consideração as dificuldades financeiras enfrentadas no país, a busca por alternativas de pagamento, especialmente em parcelas, surge como uma boa oportunidade para muitos motoristas. Destacamos aqui algumas opções possíveis de parcelamento do IPVA.
O parcelamento do IPVA pode ocorrer pela Secretaria da Fazenda, que em 2023 disponibiliza pagamento entre 3 e 5 vezes, ou por aplicativos de pagamento, que já oferecem essa opção em um maior número de parcela, como veremos a seguir.
Ver também:
Assistir BBB Online de Graça – Saiba como
Quais aplicativos para parcelar o IPVA?
Separamos a seguir os melhores aplicativos para você conseguir parcelar o IPVA, e claro, facilitar a sua vida, principalmente quando se trata de economizar e evitar os juros altíssimos. Veja os melhores apps a seguir:
1. Zapay
O primeiro aplicativo que trataremos é o Zapay. Essa plataforma se trata de uma fintech especializada em pagamentos de débitos veiculares. A premissa do aplicativo repousa na revolução das formas de pagamento veicular online, seja licenciamento ou multas, à vista ou parcelado em até 12x.
A empresa é credenciada ao Detran, representando uma maior segurança nos pagamentos. Segundo os desenvolvedores, a proposta é que seja uma plataforma rápida, fácil e segura.
O acesso pode ser feito pelo site que já o direciona para a consulta dos débitos do veículo, utilizando apenas as informações de sua placa.
2. Gringo
O aplicativo gringo é outra fintech especializada em pagamento veiculares, além disso, é possível monitorar sua CNH, multas e pontuação na carteira. O app também notifica o usuário das datas de pagamento do licenciamento e IPVA do veículo, contando também com possibilidades de parcelamento em até 12x.
Assim, pela própria plataforma, é possível finalizar as pendências financeiras de seu veículo de maneira rápida e online. Esses pagamentos poderão ser realizados diretamente do site ou no aplicativo disponível para IOS e Android, necessitando apenas da placa do veículo.
3. PicPay
Outra fintech interessante a ser considerada é a PicPay. Além das formas de pagamento convencionais já conhecidas, o aplicativo também conta com o pagamento de multas e IPVA.
Assim, para a realização de pagamentos basta baixar o app em dispositivos Android ou IOS, selecionar a opção “multas e IPVA”, e escolher a forma que deseja pagar, o que inclui o parcelamento da pendência em até 12x.
Ver também: